quarta-feira, 15 de abril de 2009

Amor Platônico

Um amor platônico é um sentimento que acontece à distância. Quer dizer, a gente nunca nem chegou perto ou conversou com a pessoa, mas mesmo assim se apaixona. Esse tipo de amor só acontece na nossa fantasia e ele é sempre perfeito. Ocorre muito na adolescência. É por isso que tem muita menina que se apaixona por um cantor ou um artista que, talvez, nunca chegará a conhecer. Esse nome surgiu do filósofo grego Platão, pois ele acreditava que existiam dois mundos: o das idéias, onde tudo seria harmonioso e eterno, e o real, das coisas imperfeitas e finitas. O amor platônico é aquele que fica no plano dos sonhos e nunca se concretiza.
Um amor platônico ocorre normalmente na adolescência, e é normal uma garota viver sonhando com um ator ou um cantor. Porém, essa paixão pode virar arriscada quando você começa a encarar o sentimento como algo sério. Mas, por quê será, que toda adolescente se deixa levar pela fantasia que a única pessoa interessante no mundo é o seu ídolo? Isso tem uma bela explicação, como diria Platão: Amor platônico é um amor perfeito, pois, como só acontece na fantasia de sua dona, ninguém briga, nem sente ciúme, etc. E a possibilidade de levar um fora é igual a zero. Enfim, é o tipo de situação em que tudo dá certo. É fácil se apaixonar por alguém que não conhecemos pessoalmente. Afinal, é difícil imaginar o que o seu ídolo possa ter um hálito ruim ou faça brincadeiras idiotas com os meninos que você conhece. Por isso mesmo é tão bom sonhar com ele.
Bom, não custa repetir: não há nada de mal em sonhar que está com seu ídolo. A menos que essa fantasia lhe atrapalhe, a ponto de você perceber que está se afastando das pessoas que gostam de você, que os seus sonhos estão tirando sua concentração dos estudos e responsabilidades, que está correndo sério perigo, quando anda na rua e nem percebe como saiu de um lugar e foi parar em outro.
Por isso, cuidado! Seu ídolo pode ser fofo, mas existem pessoas tão legais quanto ele ao seu redor. Não perca a oportunidade de curtir seus amigos reais, conhecer novas pessoas e se sair bem nos estudos.

Juuh Costa '.'

Nenhum comentário: