terça-feira, 2 de junho de 2009

O Medo

M-E-D-O: Uma emoção que provoca temor. Quando sentimos medo chegamos a acreditar que vamos morrer naquele exato momento, que nada mais fará sentido, que aquele que provoca nosso medo é maior e mais poderoso que tudo. Sabe, ter medo não faz mal, porém tudo tem seu limite. Quando temos medo, mais medo mesmo, onde você não é nem capaz de viver sem olhar para todo lugar porque acha que seu 'amigo medonho' está te acompanhando ou te seguindo, é melhor procurar um psicólogo. Mas, antes de procurar qualquer profissional, não seria melhor você tentar ganhar daquele medo? Exemplo: Tenho uma amiga que morre de medo de aranha (mais moorre mesmo!). Um belo dia, ela viu que uma aranhazinha estava fazendo uma 'casa' no seu banheiro. Como ela se sentiu? Louca, parecia que ela ia enfartar a qualquer momento. Acontece que nas primeiras semanas ela que entrava no banheiro sempre tinha a sensação de está sendo observada e quando olhava pra cima: A ARANHA! Contudo, com o passar dos dias, ela acabou esquecendo que aquela pequena criatura vivia ali. Quando ia tomar banho esquecia que a aranha estava ali e tomava seu banho tranquilamente, até que... AHHH! Ela olhava para cima e via a aranha! Ficava cheia de calafrios e tomava banho olhando para cima, sem desgrudar os olhos do insetinho. Com um tempo ela começou a observar a aranhazinha e descobriu que, assim como os coelhos, hamster, porquinhos-da-Índia, etc, as aranhas podiam ser animaizinhos muito fofos. Afinal, o que elas tinham de mais? Só queriam se estalar naquele teto daquele banheiro daquela casa, que ao contrário de lá fora (na rua) são lugares bem quentinhos. Ela, então, fez amizade com a aranha e passou a matar muitos mosquitos e prender naquela teia, que sua arinhazinha de estimação, a Flor, fez com tanto carinho (imaginava ela). O que eu quero dizer com essa história da minha amiga? 1º) Algumas vezes você precisa descobrir mais sobre seu medo, no lugar de teme-lo cada vez mais. 2º) Você não precisa fazer o que o que minha amiga fez, e ficar dando comida, casa e bebida para 'seu medo' (principalmente se seu medo for uma pessoa ou alguma coisa abstrata), basta conhece-lo e trata-lo melhor.
Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Remo Lupin, ensina a turma a lidar com o Bicho-Papão (que assume a forma de seu maior medo)com um simples feitiço chamado Riddikulus que fazia o Bicho-Papão se transformar em uma coisa muito engraçada. Imagina se fosse assim na nossa vida?
Então, você já sabe, nê? Na próxima vez que tiver medo de alguma coisa pense bem e conclua: Quem é mais forte: Você, que tem medo e que pode vence-lo ou Seu Medo, que pode ser vencido a qualquer momento e é fraco dependendo do seu ponto de vista sobre ele mesmo?

Juuh Costa

Um comentário:

Lary Gerheim *-* disse...

Olá!
O livro NILA já foi bastante atualizado, espero seus comentários para continuar.
Beijos,
http://odiariodeumaeternaamizade.blogspot.com/