sexta-feira, 17 de julho de 2009

Lembranças: Uma parte da nossa vida

Como você deve saber, nosso cérebro pode armazenar "coisas" que aconteceram ao longo de nossa vida. O nome dessas "coisas"? Lembranças. Às vezes estamos na mesa, comendo nosso café-da-manhã, e de repente... Lembramos. Simplesmente isso. Nós lembramos das coisas que fizemos no passado e somos capazes de associar elas com o que estamos fazendo agora. Sabe, as lembranças também podem nos levar a não fazer uma coisa errada agora, aliás, você pode está prestes a fazer aquela coisa e de repente lembra que você fez praticamente a mesma coisa no passado e deu errado. O chato disso tudo? É que com a idade nossa memória fica meio ruinzinha, sendo quase incapaz de ter lembranças. É realmente uma pena. Aliás, só pra vocês ficarem informados, a responsável pelas lembranças de acontecimentos específicos é a memória episódica e as lembranças gerais são fruto da memória semântica. Sabe do que mais? Existe também aquelas lembranças em que estamos no "piloto automático". Explico: Essas lembranças acontecem quando estamos dirigindo, andando, etc. Ou seja, quando estamos fazendo as coisas e não percebemos. E, aliás, segundo vários estudiosos, as lembranças são a base do conhecimento. Então, você já sabe, nê? É através das lembranças que damos significado a nosso dia-a-dia e juntamos experiências pra poder utilizar durante o resto da vida.

PS¹: Na imagem: Álbum de fotos, objeto que as pessoas usam para guardar suas mais preciosas lembranças.
PS²: Fiz uma pesquisa na Wikipédia, foi de lá que eu tirei as informações científicas do post :D
PS³: Pauta para o Blorkutando

3 comentários:

Jeniffer Yara disse...

Muito show mesmo seu post sobre lembranças!!!E é legal voc~e ainda pesquisar sobre o tema pra poder falar dele...Também faço isso...rs
*-*

Bjins...Até mais...

Menina Nina disse...

Gostei do post! Cheio de informações científicas (e úteis). É muito importante pesquisar para não falar besteira! Parabéns pela iniciativa!

cary. disse...

nossa, ficou muuuuito legal mesmo ! as informações cientificas, a imagem, TUDO: ficou mara e boa sorte pra voce ! *-*

[http://colunadacary.zip.net]